segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Desvendendo o Cérebro



Diversas matérias publicadas descrevem como o cérebro funciona através de termos técnicos como sinapses, neurônios ou imagens computadorizadas.

O objetivo deste post no entanto é simplificadamente passar algumas informações e curiosidades sobre o cerebro humano através de pequenos textos simplificados e imagens bem chamativas.

As informações advém do site da INFO (Old Stuff Magazine), como sempre uma ótima referência.

A parte superior do cérebro controla pensamentos, coordenação motora, emoções e fome. A mediana controla a audição, reflexos de visão e consciência. A parte inferior coordena a análise dos sentidos.

O cérebro é dividido em dois hemisférios. Enquanto o esquerdo controla os pensamentos analíticos, o direito coordena os pensamentos criativos.
Se o cérebro fosse um HD de computador, ele teria 4 TB de informação.

A ideia de que humanos usam apenas 10% do cérebro é mito. Toda parte do cérebro tem uma função e trabalha o tempo todo.

Os alimentos interferem no funcionamento do cérebro. Pessoas que ingerem comidas sem conservantes ou artificias tem um QI 14% maior.

O cérebro de Albert Einstein pesava 1,230 gramas. Um cérebro médio de um homem pesa 1.360 gramas. Isso significa que tamanho e peso não dizem nada sobre a inteligência do indivíduo.

Os homens conseguem processar primeiro a informação do lado esquerdo. Por sua vez, as mulheres fazem essa tarefa com os dois lados do cérebro simultaneamente.

20% do oxigênio inalado pelos humanos é usado pelo cérebro

As mulheres têm uma maior parte do sistema límbico, que controla as emoções. Já os homens têm uma porção maior da parte inferior para as habilidades de cálculos.

Quando o cérebro sofre algum acidente, podem acontecer síndromes que levam o ser humano a ouvir explosões e ficar incapaz de mover os membros quando acorda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário